Na discussão dos Projetos de Decreto Legislativo nº 04/2025, que concede Título Honorífico de Cidadão Quirinopolitano ao Senhor Luis Antonio Maronezi, o Sr. Oscar Júnior destacou que a proposta deste projeto partiu de solicitação popular e ressaltou os serviços relevantes prestados pelo homenageado ao município, inclusive nas áreas sociais, justificando a outorga do título.
Na discussão dos Projetos de Decreto Legislativo nº 05/2025 e n° 06/2025, que concede Títulos Honoríficos ao Sr. Cairo Salim Marcelino Lopes e ao Sr. Geraldo Lemos Scarulles, a vereadora Sra. Deuseny Ferreira justificou a proposta, fundamentando os méritos dos homenageados e sua contribuição para o município, declarando que ambos merecem a honraria.
Na discussão do Projeto de Lei Ordinária do Legislativo n° 18/2025, que declara a Feira Coberta de Quirinópolis como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, a vereadora Sra. Deuseny Ferreira defendeu o projeto, argumentando sobre a importância de preservar a cultura tradicional da feira e garantir sua valorização como patrimônio municipal.
Na discussão do Projeto de Lei Ordinária do Legislativo n° 19/2025, a vereadora Sra. Deuseny Ferreira apresentou sua justificativa do projeto, enfatizando a necessidade de garantir acessibilidade universal em todos os eventos promovidos pelo município. Os vereadores Sr. Gustavo Mourão e Sra. Vanessa da Usina parabenizaram a autora, classificando a proposta como de suma importância para a inclusão de pessoas com deficiência.
Na discussão do Projeto de Lei Ordinária do Legislativo n° 23/2025, o Sr. Gustavo Mourão justificou a propositura desse projeto, destacando que a matéria trará mais transparência aos gastos públicos municipais.
Na discussão do Projeto de Lei Substitutivo n° 04/2025, o vereador Sr. Lucas Cowboy pediu vista ao projeto e ressaltou a necessidade de uma emenda. A vereadora Sra. Deuseny manifestou-se favorável à proposta. Já o vereador Sr. Cassim posicionou-se contra.
Na discussão do Projeto de Lei do Executivo n° 18/2025, o vereador Sr. Oscar Júnior explicou que os destinos do valor do empréstimo está em tabela demonstrativa anexada ao projeto. As vereadoras Sra. Deuseny e Sra. Daiane Ribeiro declararam apoio à matéria, justificando sua posição. Em oposição, o vereador Sr. Cassim da Usina argumentou que o município não necessita do empréstimo e que este poderá prejudicar os munícipes no futuro. O Sr. Lucas Cowboy reiterou seu posicionamento contrário, alinhado à sua fala anterior no expediente. O Sr. Gustavo Mourão também manifestou oposição, criticando a gestão municipal por falta de confiança e má administração dos recursos, alertando para possíveis malefícios à comunidade carente, especialmente na área da saúde. Então o vereador Sr. Gustavo Mourão pediu vistas ao projeto.
O Sr. Presidente interrompeu a discussão para advertir os vereadores sobre o cumprimento do regimento interno.
Na discussão do Requerimento n° 144/2025, os vereadores Sra. Deuseny Ferreira e Sr. Gustavo Mourão parabenizaram sua autora e subscreveram o requerimento.
Na discussão do Requerimento n° 145/2025, o vereador Sr. SG Lacerda justificou os motivos da proposição. Então os vereadores Sr. Gustavo Mourão, Sr. Lucas Cowboy, Sr. Cleilton Resende, Sra. Vanessa da Usina e Sra. Deuseny Ferreira subscreveram o requerimento, destacando sua relevância.
Na discussão do Requerimento n° 146/2025, a vereadora Sra. Deuseny explicou os motivos da elaboração do requerimento.
O vereador Sr. Oscar Júnior levantou um questionamento sobre tramitação em regime de urgência do projeto, lembrando que, nesses casos, o Regimento Interno estabelece o prazo de 30 dias para apreciação pela Câmara. Então o Sr. Presidente respondeu que, se necessário, convocará sessão extraordinária para cumprir o prazo regimental.