O Vereador Oscar Júnior cedeu sua palavra ao Secretário Municipal de Saúde, Sr. Jader, para prestar esclarecimentos sobre suas atribuições, em especial, quanto à fala do Vereador Gustavo Mourão na sessão de 09/09/2025.
O Sr. Jader rebateu as alegações de falta de materiais de limpeza no hospital municipal, apresentando um vídeo como comprovação da existência dos insumos. Sobre as infecções no centro cirúrgico, informou que todos os equipamentos necessários foram instalados e que um processo administrativo será aberto para apurar o caso. O Secretário também apresentou todas as medidas em andamento para a questão da frota de ambulâncias e enumerou as melhorias trazidas à saúde municipal pela atual gestão.
A Vereadora Vanessa da Usina usou a palavra para se defender de uma denúncia feita no Ministério Público, mas que já foi arquivada. Em seguida, apresentou reclamações recebidas: excesso de trabalho e cansaço dos motoristas de ambulância; corte do café para funcionários e falta de materiais de higiene na Creche Marconzinho; e problemas na iluminação pública. Solicitou respostas dos secretários.
O Vereador Gustavo Mourão reafirmou a veracidade de suas denúncias, alegando que o vídeo do Secretário foi produzido por funcionário comissionado e que a falta de materiais já ocorreu diversas vezes. Denunciou perseguição política e criticou vários aspectos do hospital, a demora em agendamentos e a aplicação de recursos. Cedeu parte de seu tempo ao Vereador Lucas Cowboy, que corroborou as críticas, falou sobre fiscalização e citou a falta de plotagem em uma ambulância, para a qual conseguiu um profissional voluntário.
O Presidente concedeu a palavra ao Sr. Jader para responder aos questionamentos. O Secretário comprometeu-se a verificar a escala de trabalho dos motoristas; reafirmou a abertura da secretaria para sugestões; detalhou as medidas administrativas em andamento; e garantiu que os R$ 20 milhões foram investidos em transformações no hospital e que a plotagem da ambulância foi realizada.
A Vereadora Deuseny Ferreira discorreu sobre a necessidade de acolhimento e respeito no atendimento ao público, mencionou burocracia no guichê de tratamento fora do domicílio e cobrou reparos nas estradas que levam ao município de Cachoeira.
O Presidente, então, concedeu a palavra à Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Yusa. Sobre o CMEI Marconzinho, a Secretária afirmou que pode haver falha na distribuição de materiais, mas que tomará providências. Quanto ao café, confirmou que é fornecido, mas pediu economia devido a episódios de desperdício. Justificou o Projeto de Lei do Executivo nº 26/2025, que concede reajuste a gestores escolares, e pediu apoio dos vereadores.
A Vice-Prefeita Sra. Nicolina discursou sobre a importância do referido projeto de lei para valorizar os gestores.
O Vereador Cassim questionou se o piso dos professores seria reajustado no mesmo projeto. A Secretária explicou que uma comissão estuda o impacto financeiro para uma proposta futura, reconhecendo a defasagem. O Presidente, que integra a comissão, fez um apelo ao Executivo para dar andamento ao processo. Os Vereadores Sgt. Lacerda, Lucas Cowboy e Vanessa também se manifestaram, cobrando o reajuste salarial dos professores, o fornecimento de lanche prometido para professores da alfabetização e a contratação de profissionais de apoio.
Em resposta final, a Secretária Yusa informou que o lanche está pronto para retirada, reafirmou a responsabilidade no estudo de impacto para o piso e explicou foi realizado um processo seletivo para profissionais de apoio e estão aguardando apenas a entrega de documentações para as contratações.